Mc Guimê - Nem Maior Nem Melhor - O Musical

1/8

MC Guimê ganha musical inspirado em sua trajetória de superação

 

Idealizada pela agência Elemento Cultural em parceria com a Maximo Produtora, o musical contará com a direção de Fezu Duarte e autoria de Pedro Garrafa.


O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura e está em fase de captação de investimento e em breve estará nos palcos paulistanos em uma montagem que discute a importância do Funk e do Rap na periferia com humor, denuncia social e a alegria dos bailes. Uma verdadeira estratégia de resistência de uma cultura que é a expressão legítima da realidade e dos sonhos dos jovens. O musical contará com a presença do MC em participações em vídeo e trará a história de Piu: um garoto de 13 anos, fissurado pelo RAP Paulista. 


Piu é o filho caçula de uma família humilde de Osasco, na Grande São Paulo. O apelido fora dado pelos amigos, que caçoavam dele por chorar com frequência. Piu não tem uma vida diferente das outras crianças que vivem no mesmo lugar que ele: a obrigação de ter que trabalhar para ajudar a família, a proximidade tentadora do tráfico de drogas como único meio de ascensão social e a constante discriminação por causa da sua cor, o fazem mais um dos milhões à sua volta. Mas, diferentes dos garotos ao seu redor, que sonham em ser jogadores de futebol ou donos das bocas locais, Piu não tem perspectiva. Principalmente depois de presenciar a morte dos seus dois irmãos mais velhos. Piu sente-se incapaz de pensar num futuro para si.

 

Encarando a vida como um remédio amargo, mas obrigatório, o RAP traduz tudo o que ele sente e vive, de maneira crua e real. Até que ele conhece Janete, ou melhor Jany, a filha do seu novo vizinho, vindos de uma reintegração de posse do outro lado da cidade. A menina, dois anos mais velha do que ele, é fã de Mc Guimê e sonha em ser cantora de Funk. Apaixonado, Piu decide conquistar a garota, provando que possui talento para a música. Mas para chegar até ela, terá que enfrentar a sua resistência ao chamado “Funk ostentação”.  Dotado de um aguçado dom para a rima, Piu mergulha no universo de Mc Guimê, imaginando diálogos com o funkeiro, o que o leva a uma nova visão da "ostentação" nas letras do movimento: o sonho de um futuro melhor, sem a perda dos valores que a vida na periferia o proporcionou. Em um desenlace inesperado, o garoto vê a chance de conhecer figuras interessantes no mundo do Funk Ostentação que o levarão ao encontro, dessa vez real, com Guimê.

Elemento Cultural

 

Rua Uruana, 84 - Vila Mariana - São Paulo, SP 04019-070

 

Tel:  (11) 99440-8705

 

Siga:

 

  • Facebook Classic
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Classic
  • YouTube Social  Icon